Foto: Renan Mattos (Diário)
O vereador Admar Pozzobom (PSDB) protocolou, no dia 1º deste mês, um projeto de lei como sugestão para a Prefeitura de Santa Maria. A proposta é que uma lei municipal regulamente a instalação de um "botão do pânico" nos ônibus de transporte coletivos que circulam na cidade.
Número de passageiros de ônibus caiu 3,5% neste ano em Santa Maria
Como esse tipo de lei, que prevê gastos ao Executivo, não pode ir direto para votação em plenário, este é um projeto que funciona como sugestão. Ou seja, a matéria vai para o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB). Se o Executivo entender que a proposta possa virar lei, é da prefeitura que deve partir o encaminhamento para que seja votado e aprovado pelos vereadores da cidade.
Admar explica que pretende, em breve, se reunir com o prefeito e o secretário de Mobilidade Urbana, João Ricardo Vargas, para discutir o assunto.
PELA SEGURANÇA
O vereador explica que a ideia já existe em outras cidades e cita Belo Horizonte (MG) como exemplo:
Principal rua do bairro Carolina está cheia de buracos
- A ideia é ter um botão, em um local escondido, ao alcance do motorista ou cobrador, para que seja acionado. Em Belo Horizonte ele foi implementado em função de casos de assédio, mas aqui em Santa Maria serve, também, para questão de assaltos. Se alguém apertar o botão será como um alarme silencioso que vai disparar em uma central que pode dar na Polícia Civil ou Brigada Militar - explica o parlamentar.